"Carregando..."

Segundo o estudo Future Leaders, as qualidades da nova liderança se destacam por defender um posicionamento altamente apaixonado e mais sensível. Especificamente, as técnicas de processamento linguístico indicam que o uso de palavras emocionais é 45% mais abundante na fala dos jovens líderes e que, em 78% das vezes, elas têm caráter positivo.

A melhor maneira de se tornar um jovem líder bem-sucedido é desconsiderá-lo como seu objetivo e se concentrar em sua jornada de aprendizado. Isso inclui uma combinação de sua experiência cotidiana no trabalho, com experiências de sua própria autoria. Uma das habilidades mais valiosas, se você quer ser um jovem líder, é ser focado e curioso. Aprender também é importante, e a capacidade de ensinar é simplesmente uma obrigação.

Para aqueles que estão ansiosos para aprender mais sobre liderança ou que gostariam de se tornar líderes mais bem-sucedidos, essas são as 10 principais dicas.

1. Enfrente desafios: Um grande líder é corajoso, mas prudente. Você deve estar pronto para enfrentar desafios e responder pelas consequências de suas decisões.

2. Seja honesto: Informe seus colegas de trabalho sobre boas e más notícias e como a empresa vai reagir. Você é responsável por estabelecer um ambiente calmo entre a sua equipe de trabalho, e assim, eles terão certeza de que não serão atingidos por surpresas desagradáveis.

3. Ganhe confiança: Sua equipe se tornará engajada e leal se sentir que está cercada por pessoas em quem pode confiar. Um dos pilares mais importantes no aspecto da construção da confiança é se envolver nos problemas diários de trabalho dos colegas de trabalho ou dos funcionários. Preste muita atenção àqueles que estão atrás de todos os outros e dedique algum tempo para explicar sua tarefa a eles.

4. Busque suas paixões: Embora seja um pouco clichê, é verdade que você nunca se tornará um líder se estiver indo na direção errada em sua carreira. Ser jovem nos permite tentar entender o que é interessante e benéfico para nós. Use bem o seu tempo.

5. Ouça e observe: Se você está determinado a se tornar um líder, terá que ser o melhor em ouvir e observar. As pessoas se expressam com suas maneiras, palavras e linguagem corporal todos os dias. Você pode dizer muito sobre uma pessoa se a observar. Observe pelo que eles são apaixonados, o que os deixa animados, quais tarefas os deixam com baixa produtividade e quais parecem deixá-los felizes.

6. Seja exemplo: Seja o tipo de líder que você seguiria. Você pode não conhecer 100% cada tarefa, mas é essencial entender como resolver ou melhorar cada situação. 

7. Seja justo: Embora seja uma afirmação óbvia, muitos líderes e gerentes tendem a escolher seus favoritos. Mesmo que você seja amigo íntimo de alguém da sua equipe, isso não lhe dá o direito de ser totalmente permissivo com ele enquanto joga a maior parte do trabalho para os outros.

8. Seja curioso: “Milhões viram a maçã cair, mas apenas Newton perguntou por quê.” A curiosidade é uma das principais características de um bom líder. Mantenha-se apaixonado, curioso e comprometido em aprender algo novo.

9. Entenda a si mesmo: Tente fazer de tudo para perceber o impacto que você tem sobre os outros. Se você chegar ao ponto em que a autoconsciência é sua força, significa que você está pronto para uma jornada de liderança de longo prazo.

10. Lembre-se que você é jovem: Você tem tempo para construir uma carreira maravilhosa e não deixe de se divertir e aproveitar o momento em que está vivendo. Embora seja importante estar focado em sua carreira, você não deve esquecer da sua vida pessoal.

No final do dia, lembre-se de que você é jovem, com muito tempo pela frente. Seja dedicado, curioso e lembre-se de que grandes líderes não dizem o que fazer – eles mostram como é feito.

O que você acha que é preciso para ser um bom líder? Qual qualidade você considera mais importante?