"Carregando..."

A falta de oportunidades e a instabilidade econômica têm deixado o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. No entanto, mesmo com o elevado índice de desemprego, é importante saber como escolher uma empresa para trabalhar. Afinal, caso você não se identifique com o local de trabalho, você poderá não ter um bom desempenho, o que traz insatisfação e ainda aumenta os riscos de demissão. 


1- Saúde Financeira da empresa: é importante avaliar o movimento em que o seu possível empregador vive, se a empresa está crescendo ou se há demissões a caminho. Não se trata de descartar o empregador que passa por um momento difícil, pois os problemas podem ser passageiros, mas é preciso evitar surpresas. 

2- Valores da empresa: “você quer trabalhar para uma empresa cujos valores combinam com os seus.” Quando você trabalha em uma organização cuja cultura valoriza aspectos que diferem dos seus próprios valores, seu comprometimento, produtividade e satisfação pessoal poderão ser baixos. 

3- Possibilidade de aprendizado: é necessário avaliar as habilidades e competências que este novo emprego poderá agregar na sua vida profissional, desde aprendizados técnicos até habilidades de relacionamento.

4- Perspectiva de crescimento:  você também precisa vislumbrar quais seriam as suas possibilidades de crescer na empresa a curto, médio e longo prazo.

5- Remuneração: não se pode negar que o salário é muito importante, mas não deve ser o único aspecto a ser analisado antes de aceitar uma proposta de emprego. Não adianta receber uma remuneração acima do mercado caso não esteja sendo produtivo e realizado no ambiente de trabalho, assim como também não vale a pena trabalhar em uma empresa onde o salário é muito baixo e não proporciona uma boa qualidade de vida para você e seus familiares. De qualquer forma, a recompensa financeira tem peso significativo na decisão. Assim, o olhar deve ser dirigido para o pacote anual total, incluindo-se benefícios e facilidades.


Não basta apenas estar preparado em termos técnicos para conseguir um bom emprego. Saber como escolher uma empresa para trabalhar também implica adotar uma série de medidas para fazer essa escolha de forma inteligente. Sobretudo, pense que essa decisão pode ter um grande impacto na sua carreira e no seu desenvolvimento profissional.