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Projetos bem-sucedidos dependem da interação humana. Dicas de RH podem aumentar a produtividade da sua equipe.

Empresas de todo o mundo estão batalhando para aumentar o engajamento dos funcionários. De acordo com o relatório State of the American Workplace de 2017 da Gallup, apenas 33 % dos funcionários estão ativamente comprometidos com seus empregos. Outros estão se desengajando passiva ou ativamente, o que significa que não se importam o suficiente para dar o melhor de si.

O sucesso dos projetos profissionais depende muito da interação humana, interesse e produtividade, o que significa que os gerentes e líderes de equipe devem desempenhar o papel com habilidades de profissionais de recursos humanos. Aqui estão cinco dicas de gestão para ajudar a melhorar o desempenho da equipe.

1. Torne-se um líder servidor

Se você ainda não é um líder servidor, você deve se tornar um. Seu papel não é apenas liderar pessoas e projetos, mas também colocar as necessidades do projeto, dos stakeholders e da sua equipe antes das suas. Ser líder significa saber quando liderar e compartilhar poder e crédito pelo trabalho, e ajude sua equipe a fazer o seu melhor. Afinal, se eles são os melhores, você também é.

Um líder garante que as equipes se sintam confiantes, e que possam confiar em quem está liderando. Eles precisam saber que você é confiável e que podem seguir o seu exemplo. Essas são características humanas imprescindíveis e é seu trabalho fazer o seu melhor, se você espera que sua equipe seja produtiva e tenha um ótimo desempenho.

2. Ajude os membros da equipe a reconhecer o valor de suas contribuições

Se cada membro de sua equipe não estiver completamente ciente sobre seu papel e como suas contribuições afetarão o projeto será difícil para eles desempenharem suas funções com maestria. Não basta atribuir tarefas e pensar que eles sabem o que fazer se não entendem completamente os resultados e seu impacto no projeto.

Seu papel é guiar o progresso através da comunicação e interação. As pessoas muitas vezes relutam em compartilhar suas inseguranças com gerentes ou líderes na frente de um grupo ou mesmo individualmente, porque não querem deixar transparecer seus medos ou serem julgados como incapazes de exercer a função. Seu trabalho como gestor é ajudar os membros da equipe a se sentirem seguros em fazer perguntas e que podem entrar em contato com você, sem julgamento. Certifique-se de estar acessível e disponível quando precisarem de você.

3. Incentive conversas por diversão, não apenas pelo trabalho

Em alguns dias, pode ter mais trabalho em um dia do que horas disponíveis. Por esse motivo, os níveis de estresse podem ser altos. É importante que o gestor reserve um tempo para conversar sobre assuntos leves com a equipe. Quando o gestor gera momentos em que é possível que a equipe possa relaxar, as pessoas acabam se conhecendo melhor, assim elas trabalham melhor juntas.

Pois a equipe irá ver seus colegas com humanidade e compreensão, e serão muito mais propensos a ajudar uns aos outros a alcançar seus objetivos do que equipes que simplesmente trabalham juntas. Ajude sua equipe a se conhecer e crescer junto.

4. Não impeça o crescimento

Liderança significa promover o crescimento. Líderes fortes não impedem o crescimento dos membros de sua equipe, eles os orientam e os incentivam a usar suas habilidades e conhecimentos de alto nível. Não seja um líder pequeno e caçador de glória, compartilhe os créditos e os elogios à equipe pelo trabalho desempenhado.

É da natureza humana desejar crescer em suas carreiras profissionais, e isso se aplica a todos os membros de sua equipe. Incentive-os a compartilhar suas melhores ideias. Restringir ou limitar o crescimento da equipe é uma garantia de redução de produtividade e desempenho de toda a equipe e de si mesmo. O crescimento pessoal e profissional é bom para todas as partes envolvidas.

5. Seja honesto e faça parte da solução

Não é fácil compartilhar feedbacks negativos ou corretivos com os membros da equipe, mas a confiança se baseia na honestidade. Seja honesto com os membros da equipe sobre seu desempenho e o impacto na equipe, seja em grupo ou individual. O feedback deve ser dado com respeito, de maneira oportuna e sempre com os pontos que podem ser melhorados ou formas de solucionar os problemas.

Permita que os membros da equipe compartilhem ideias e contribuam para a resolução de problemas. São necessárias conversas bidirecionais. É inútil dizer a alguém que não esteja agindo da forma esperada sem lhe dar tempo e oportunidade para mudar suas atitudes e postura.

Entender a personalidade e o comportamento da sua equipe te permitirá conversar e agir de forma mais assertiva com ela. Aqui na Futuro Recursos Humanos temos serviços voltados para as empresas que vão desde a Consultoria Organizacional ao Treinamento e Desenvolvimento de pessoas. Caso precise da ajuda de uma equipe especialista, entre em contato.