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   Quando iniciamos em um novo emprego, a todo momento aprendemos novas atividades, conhecemos novas pessoas, aprendemos a lidar com uma nova rotina, colocando em prática todo conhecimento aprendido até então. Com o tempo, a rotina acaba se torna maçante, as atividades repetitivas e os problemas com os colegas começam a surgir e esta é uma situação muito comum em diversas áreas e com diversos tipos de profissionais. É neste momento que a empresa tem que estar preparada para lidar com a desmotivação da equipe. Sabe-se que a motivação é algo interno de cada pessoa, mas existem algumas práticas realizadas pelas empresas que podem influenciar nessa questão e elevar a moral da equipe. 

Confira 5 passos para evitar a desmotivação:                                                        

1)    É de extrema importância identificar os motivos que motivam ou desmotivam sua equipe para traçar planos de ação assertivos e lidar com os focos de insatisfação. Uma ferramenta muito utilizada dentro das empresas é a Pesquisa de Clima, onde é feito o levantamento da opinião dos funcionários em relação a diversos aspectos da empresa e então gerados indicadores, de maneira sigilosa e autêntica, para posteriormente ser estruturado um plano de melhorias.

 2)    Muitas vezes a falta de reconhecimento pelo profissional pode ser um risco para a alta rotatividade da empresa, levando os funcionários para a busca de outro emprego e/ou reduzir a produtividade. É importante que o funcionário seja reconhecido pelas suas habilidades, competências e talentos. Este reconhecimento fará com que o funcionário se sinta motivado, “vestindo a camisa” da empresa e mantendo/aumentando seu ritmo de produtividade. Atualmente as empresas tem desenvolvido Políticas de Cargos e Salários, onde os funcionários são avaliados de acordo com as exigências da empresa e podem obter resultados como, aumento de salário, incentivo à qualificação e troca de cargo por meritocracia.

3)  Para que a equipe se sinta motivada diariamente é indispensável a presença de um gestor que esteja próximo a equipe, auxiliando em conflitos internos, reorganizando processos, orientando e representando a sua equipe. A proximidade do gestor com a sua equipe é de extrema importância para um gerenciamento assertivo, com feedbacks regulares e formais, citando pontos positivos e melhorias, fazendo com que o funcionário fique ciente do caminho que deve seguir para crescer e se desenvolver dentro da Organização.

4)  Para os colaboradores, é importante que ter um plano de carreira, onde possa ser visualizado o estágio atual e onde se pode chegar. Esse tipo de prática pode contribuir para tirar os funcionários da “zona de conforto”, incentivando qualificação e desenvolvimento, além de estimular que se envolvam com outras atividades da empresa, novas técnicas e conhecimentos. Com isso o funcionário ficará motivado a continuar na empresa e planejar um futuro, crescendo junto com a empresa.

5)  Envolva a sua equipe na tomada de decisões, aumentando a responsabilidade e estimulando um papel ativo de cada um. Apresente situações vivenciais, pedindo opinião sobre qual a melhor decisão que deve ser tomada. Incluir os funcionários em análise de processos e perguntar como eles resolveriam estes problemas, pode ser uma boa alternativa para desenvolvê-los e para geração de boas ideais. Quando o funcionário se envolve nos processos o engajamento e aderência a mudanças se torna mais eficaz, bem como os impactos para o negócio mais significativos.

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