"Carregando..."

O autoconhecimento pode impulsionar sua vida profissional. Assim como todas as outras áreas da sua vida. Conhecer sobre si mesmo te faz saber quais passos dar, saber quando parar, quando continuar, o que melhorar, o que mudar...

Autoconhecimento te proporciona um norte confiável. Uma segurança em saber que está fazendo seu máximo, ou que pode ir além. Um dos primeiros passos para começar neste processo de conhecer a si mesmo, é estar ciente dos seus pontos fortes e os pontos a melhorar.

De maneira bem prática, pegue um papel e uma caneta e faça uma divisão na folha dividindo: pontos a melhorar | pontos fortes. Preencha como pontos fortes aquilo que você é constantemente elogiado e te exalta. Do outro lado, como pontos a melhorar, alinhe aquilo que geralmente trava sua performance e defeitos que já tenha recebido feedbacks. Se precisar, peça ajuda a amigos e conhecidos, eles poderão te auxiliar a enxergar qualidades e defeitos.

Depois disso, o momento é de relembrar e filtrar. Assim sendo, faça uma retrospectiva de momentos em que estes pontos apareceram. Identifique a constância, para realmente saber a importância de cada um deles. Tendo essas informações, você já pode separar os pontos que realmente são relevantes e interferem na sua vida significativamente. Separe estes que fazem a diferença e mãos à obra!

Para ter mais certeza, questione-se sobre cada ponto de melhoria:

- O quanto você realmente precisa desenvolver essa competência?
- Quanto ela impacta na sua vida no curto ou médio prazo?
- Quais as consequências de desenvolver essa competência?
- Quais as consequências de não desenvolver essa competência?
- Você tem vontade de desenvolvê-la?

Depois desse processo de reflexão, você vai conseguir pontuar o que de fato você precisa e principalmente: tem o desejo de melhorar! Ter ânimo e prazer nessa metodologia fará com que você tenha bons resultados, por isso, faça em um momento tranquilo, em um lugar confortável e sossegado. Tire esse tempo de cuidado consigo mesmo!

Este é apenas o começo de uma jornada consigo mesmo. Lembre-se: importante é começar e sempre se manter em movimento.

Até a próxima,
Equipe Futuro RH.