"Carregando..."

    Crescer profissionalmente é uma ambição genuína da maioria das pessoas, independente do setor de atuação. Não adianta se iludir e pensar que a sorte irá lhe sorrir a qualquer instante, com o emprego dos sonhos... é preciso correr atrás. 


Confira algumas dicas para crescer profissionalmente:

Desenvolva-se

Busque feedbacks, veja com as outras pessoas se elas acham que há algo que você possa melhorar. Invista em suas competências e as treine para se destacar no mercado. Atualmente ter autoconhecimento e consciência das atividades que gostamos e somos bons em executar é um grande diferencial na hora da contratação ou na promoção interna. 


Estude

Antigamente, ter estudos e especializações era um grande diferencial na hora da valorização do currículo, mas atualmente, com a quantidade de oferta e acessibilidade, realizar uma graduação ou especialização já é um pré-requisito (quase que indispensável). Por isso, é muito importante que você, além da graduação/especialização, realize cursos profissionalizantes e de extensão como diferencial. Na hora de escolher lembre-se que você não deve gastar dinheiro com um curso que não fará diferença na sua formação, tampouco ajudará a crescer profissionalmente. Pesquise com atenção, muitas empresas oferecem “cursos milagrosos”, que apenas prometem um conhecimento em curto prazo sem cumprir o prometido. A estrutura, os professores, a grade de módulos ou matérias, entre outros quesitos precisam ser de qualidade e completos. Talvez você precise investir um pouco, mas será em algo útil e que refletirá ao buscar o crescimento profissional. Todo bom investimento retornará para o seu bolso!



Atualize-se

O tópico anterior introduz a importância dos cursos profissionalizantes e de extensão justamente para saber o que se passa no mercado em dado momento, além de você estar atualizado em relação aos assuntos atuais, esse comportamento fala de como você se preocupa com a sua performance e atualização. A educação e o aprendizado em seu setor farão com que você tenha mais credibilidade e mais segurança na hora de realizar tarefas. E para concluir, estar matriculado em cursos presenciais é uma grande oportunidade de troca de experiências e networking com diferentes pessoas. Talvez rola uma visita técnica ou nova entrevista de emprego?


Planeje-se

No planejamento de sua carreira, você deve saber onde quer chegar. Talvez seja se tornar o presidente de uma grande empresa ou ser um jornalista premiado internacionalmente. O ideal é que seja algo difícil de atingir. É importante que você acompanhe esse planejamento mês-a-mês, ano-a-ano, para ter a direção correta e o controle da ascensão – ninguém quer crescer desorganizado, correto? Ao ter um planejamento bem definido, você terá uma direção e um guia para suas decisões e atitudes. Também servirá como um roteiro do que deve acontecer, ajudando a identificar possíveis problemas. Independentemente do que aconteça, você deve revisar seu planejamento e adapta-lo ao que aconteceu (ou deixou de acontecer).


    Crescer profissionalmente também é uma forma de crescer na vida pessoal, pois o trabalho, por mais humilde ou difícil que seja, é uma maneira de manter nossa autoestima e nossa dignidade. É importante valorizá-lo e procurar maneiras de melhorá-lo e transformá-lo em uma fonte de evolução.

    Não se acomode, queira sempre mais, tenha fome se sucesso! Seguindo as dicas acima e sendo bom no que faz, certamente você chegará onde quer. Bons planejamentos e sucesso!


A Futuro pode te ajudar, entre em contato e confira maiores informações sobre o nosso Programa de Desenvolvimento Profissional.