"Carregando..."

Antes de compreender os relacionamentos interpessoais, é necessário se autoconhecer e ser protagonista da própria vida. Este assunto está cada dia mais recorrente, não é mesmo? Ele pode te ajudar tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Mas como e por onde começar? Afinal, ler diversos livros, artigos e textos não te trarão mudanças: é preciso agir, começar, trazer movimento junto com o conhecimento adquirido.
⁣Por isso, de maneira prática, trazemos neste texto dicas para começar ainda hoje!
⁣Faça quando estiver em casa, ou em um ambiente confortável, que possa estar no silêncio e sozinho, totalmente à vontade, assim essa atividade se tornará uma grande experiência.
1. Pegue uma folha e um lápis, comece fazendo uma autoanálise. Escreva no papel como você se enxerga, quem é você aos seus olhos, se descreva de maneira sincera e sem se censurar com julgamentos.
2. Agora escreva o que te motiva todos os dias, o que realmente te faz feliz.
3. Como os outros te enxergam? Quais suas características na visão das pessoas ao seu redor? Nesse momento se lembre do que costumam dizer sobre você, sobre elogios e críticas que já recebeu.
4. Cite seus pontos fortes e fracos, os separando em duas colunas. O importante aqui é após alinhar os pontos, anotar momentos em que eles te ajudaram ou atrapalharam. Agora você saberá o que é mais urgente, o que precisa de mais atenção: vai ser o que mais te prejudicou.

5. Abuse um pouquinho da filosofia, questione-se e reflita sobre tudo que foi colocado no papel. Escreva suas conclusões. Comece a ver ali o que faz sentido para você. E a cada nova tentativa o exercício ficará mais fácil, pois você estará em constante investigação sobre si mesmo, saberá direitinho onde melhorar, como evoluir, do que VOCÊ precisa. Aos poucos tudo vai estar na sua mente e diariamente você conseguirá colocar em prática.

Esse processo é totalmente individual, não se compare aos outros!

Isso é só o começo! Autoconhecimento é uma JORNADA e não a chegada. Busque sempre por ferramentas que podem te dar suporte nessa caminhada. A Futuro RH pode te ajudar com algumas dessas ferramentas: Programa de desenvolvimento profissional, programa de recolocação profissional e orientação profissional. São atendimentos individuais para te dar um ''pézinho'' nessa jornada. Se tiver interesse, entre em contato conosco!

E aí, te ajudamos?

Esperamos que essas dicas possam ter te colocado em movimento!

Até o próximo post :)