"Carregando..."

A atenção dada ao bem-estar dos funcionários e à saúde mental no local de trabalho vem ganhando espaço nos últimos anos. O entendimento de que um ambiente de trabalho saudável é fundamental não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para o sucesso duradouro da empresa, mostrou a urgência em aderir a práticas e programas que possibilitem a moderação entre trabalho e vida pessoal.


É possível promover o Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal?


Para ocorrer a promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a empresa pode adotar algumas práticas em sua gestão. Alguns exemplos de tais práticas são a adoção de horários flexíveis (sempre que possível), permitindo assim que os colaboradores gerenciem melhor seu tempo, frente as demandas de suas atividades.

 

Outro exemplo de fácil aderência são as férias flexíveis, onde a data e período de férias é acordado entre empresa e colaborador, desde que observada a legislação. 

É muito importante que a empresa estabeleça limites claros entre o início e fim da jornada de trabalho e incentive o colaborador a praticar atividades de relaxamento e descontração, fora do horário de expediente. 


Parcerias com profissionais e atividades de apoio


Convênios com psicólogos, nutricionistas, academias e outros profissionais de saúde, podem ser práticas que facilitem o acesso de seus colaboradores ao tratamento e prevenção de problemas físicos e mentais, desde o manejo de uma situação de estresse até a prevenção de doenças por diversas causas.


Por que o autocuidado é importante?


O autocuidado é uma bandeira que pode ser levantada pela empresa, mas que só se mantém se interiorizada e praticada por cada colaborador como um valor pessoal.

Adotar práticas saudáveis na rotina diária pode ser um desafio, mas podem trazem muitos benefícios ao colaborador, o que reflete diretamente em seus resultados.

 

Veja alguns exemplos que podem auxiliar o colaborador nesta tarefa: 

  • Ler bons livros;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Dormir adequadamente;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Fazer pausas periódicas durante o expediente;
  • Ter momentos de descontração com amigos e familiares. 

O bem-estar no trabalho e a saúde mental é uma responsabilidade compartilhada. 

Quando adotado com propósito e dedicação traz ganhos significativos tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Um ambiente de trabalho saudável reduz a rotatividade, diminui o absenteísmo, promove o crescimento profissional e possibilita a retenção de talentos. 

Pense nestes ganhos para sua empresa e sua equipe e dedique-se em criar uma política de saúde e bem-estar na sua empresa. 

Se precisar de auxílio, a Futuro desenvolve consultorias em RH personalizadas para seu negócio. Entre em contato e teremos satisfação em auxiliar você.