"Carregando..."

A frustração pode ser definida como um estado em que as expectativas que um indivíduo cria sobre determinada situação, não ocorre da forma esperada.  Ela decorre de uma expectativa não correspondida e que pode transpassar pelas mais diversas áreas da vida do sujeito.

 No entanto, quando a frustração ocorre na área profissional, por vezes, ela se torna mais prejudicial. Tanto para a organização, não trazendo resultados satisfatórios, quanto para o indivíduo, que permanece no trabalho em grande parte do seu tempo. 

Sendo assim, listamos 5 problemas que a frustração profissional pode gerar para o indivíduo:

Desmotivação: o primeiro sinal de frustação na área profissional inicia com a desmotivação. A produtividade reduz e o funcionário começa a se sentir infeliz, perdendo a vontade em realizar suas atividades diárias. Além das perspectivas de crescimento profissional que acabam decaindo e deixando-o estagnado.   

Dificuldades de Relacionamento: como consequência da falta de ânimo, o indivíduo pode ter dificuldades de relacionamento, apresentando mudanças de humor e influenciando na qualidade do ambiente de trabalho, o que resulta em conflitos na equipe. 

Estagnação Profissional: apesar de identificar sua insatisfação, muitas vezes, o colaborador acaba se estagnando profissionalmente por ser um lugar seguro e que ele está adaptado. Por vezes, ele pode encontrar dificuldades na procura de estratégias dentro da própria empresa para a resolução de sua frustração ou até mesmo não conseguindo buscar novas oportunidades que lhe deixem mais realizado.

Doenças: é muito comum surgirem sintomas físicos e psicológicos quando a frustração profissional é frequente na vida do funcionário. E quando não identificados de início, podem agravar seriamente na qualidade de vida do colaborador. 

Impactos na vida social: além dos problemas apresentados, o indivíduo pode levar a frustração profissional para outras áreas da vida, impactando em suas relações sociais e em seu bem-estar diário. 


Inicialmente, é importante mapear as causas da frustração profissional para então, planejar as ações necessárias no processo de mudança. Se estiver encontrando dificuldades para refletir sobre essas questões e/ou encontrar uma solução para elas, entre em contato com a Futuro Recursos Humanos e conheça o nosso Programa de Desenvolvimento Profissional. Ele poderá lhe auxiliar no seu crescimento profissional, aumentando seus resultados na organização onde você trabalha ou auxiliando em uma transição de carreira.