"Carregando..."

    Os primeiros dias do ano nos leva a refletir sobre nossas expectativas e metas para este novo ciclo que se inicia. E para quem procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho, fazer essa reflexão é o primeiro passo para esta conquista. A carreira profissional costuma estar entre um dos maiores objetivos, e quando bem planejado, mudar de emprego é uma meta possível de ser alcançada. Para auxiliar os profissionais que já decidiram buscar uma nova oportunidade em 2020 preparamos algumas dicas:

  • É importante questionar-se o porquê você pretende mudar de emprego. Qual seu objetivo e perspectivas de vida? O objetivo precisa estar bem claro para você mesmo. O profissional precisa entender onde pretende chegar profissionalmente, no curto, médio e longo prazo. É preciso ter claro quais são suas habilidades e competências técnicas, pois quando você conhece seus potenciais de carreira fica mais fácil escolher um caminho para seguir:
  • Atualize seu currículo físico e também nos sites das agências. Construa seu currículo com suas habilidades e competências alinhadas, bem como incluir suas experiências profissionais e as atividades que você desempenhava, incluindo o mês e o ano em que atuou nas empresas.
  • Invista tempo na sua atualização profissional. Pode ser um curso de idiomas, uma habilidade técnica não desenvolvida, habilidades comportamentais e outros. Essa é uma etapa que exige estudo e tempo, mas é importante manter-se atualizado sobre o seu mercado de atuação, acompanhando as novas tecnologias que impactam o dia a dia do seu trabalho.
  • Se você seguiu as dicas anteriores mais cedo ou mais tarde será convocado para entrevistas e processos seletivos. E prepare-se para a entrevista. Estude a empresa e a vaga, chegue preparado para uma conversa sobre sua carreira. Transmita segurança, boa energia e interesse na vaga. Mantenha a conversa de maneira cordial e animada, preferencialmente sem o uso de gírias e tomando cuidado com a comunicação informal.
  • Seja persistente e focado! Não desanime, é possível que sua recolocação não aconteça na primeira entrevista que você fizer. Entenda que não existe o candidato certo e errado, e sim aquele que melhor se encaixa na vaga naquele momento. Aprenda com os seus deslizes, continue investindo no seu desenvolvimento profissional e entenda que quanto mais você se dedica ao seu objetivo, mais portas irão se abrir. Todo profissional bem-sucedido na carreira já recebeu muitos nãos no passado, e tudo bem, faz parte.