"Carregando..."

Caxias do Sul é conhecida como “Cidade da Fé e do Trabalho”. Todo morador da cidade sabe que aqui o trabalho é um aspecto muito valorizado. Com aproximadamente 500 mil habitantes, a cidade é conhecida como polo metal-mecânico e abriga diversas empresas de ramo automotivo. Todo ano encontramos muitas pessoas que vem para Caxias do Sul na busca por emprego, por isso, preparamos algumas dicas para ajudar quem mora aqui na cidade e para quem está chegando na cidade e não sabe muito bem por onde começar. 


Passo 1: Elabore um currículo. Caso precise de ajuda, no nosso blog você pode encontrar publicações com orientações sobre elaboração de currículo. É importante que o currículo tenha uma boa apresentação e que descreva de maneira clara e objetiva suas experiências, com dados verídicos. 

Passo 2: Distribuição de currículos: Existem vários métodos de distribuição de currículo. Levar pessoalmente, enviar por e-mail ou cadastrar no site das empresas. Toda informação é válida nesse momento de procura de emprego. Em Caxias você vai encontrar empresas como a Futuro que atendem mais de 150 empresas aqui na cidade, por isso cadastrar seu currículo no nosso site pode fazer com que seu currículo possa ser incluído mais rapidamente nos processos seletivos. 

Passo 3: Saiba qual é o seu objetivo profissional!: Busque vagas de acordo com seu objetivo profissional. Ter clareza de qual é a atividade que você deseja desempenhar ou que tem experiência facilita bastante, afinal aceitar “qualquer coisa” pode ser uma solução boa a curto prazo, em momentos de necessidade, mas a longo prazo pode não ser tão eficaz.   

Passo 4: Prepare-se para entrevista: Chegar no horário, vestir-se de forma profissional, conhecer a empresa que você está concorrendo a vaga e saber responder perguntas sobre sua personalidade e trajetória profissional são fundamentais nesse passo. Lembre de mostrar seu diferencial e competências!

Passo 5: Busque desenvolvimento constante: Por ser um polo metal-mecânico, o curso de LID e metrologia é muito solicitado como requisito em vagas na área produtiva, assim como Ensino Médio Completo. Na cidade existem muitos cursos e possibilidades de desenvolvimento, inclusive gratuitas, basta pesquisar. 

Passo 6: Construa e aumente sua rede de contatos: Conhecer pessoas e criar possibilidades nunca é demais, ainda mais para quem é novo na cidade. Apesar de Caxias ser uma cidade grande, aqui “todo mundo se conhece”. Esse é um jargão comumente ouvido por aqui, então porque não usar essa rede de contatos ao nosso favor?

Passo 7: Persistência, paciência e foco. Por mais que Caxias seja uma cidade com muitas oportunidades, a busca por empregos pode ser um processo instável que depende de variáveis de época do ano e do cenário econômico. Às vezes é um processo rápido e as vezes pode ser mais trabalhoso e demorado. Por isso é bom ter uma reserva financeira para o caso de emergências e manter a persistência, afinal já dizia o ditado popular que “Deus ajuda quem cedo madruga!”