"Carregando..."

Antes de tudo, vamos deixar claro o que é inteligência emocional de fato...

''Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.''

Agora vamos lá, depois de ler o que significa, o que te vem a cabeça que pode ajudar a adquirir essa tal inteligência emocional?

Para alguns pode ser óbvio, mas este assunto está sendo tão falado, porque a maioria das pessoas não consegue colocar em prática. Para você começar esse processo de desenvolvimento, você precisa olhar para si. Só você mesmo se conhece de maneira profunda e íntima. Por isso, é necessário autoanalisar-se! Como você se sente em determinadas situações. Quais emoções surgem. Como você se comporta. Como você lida. Tudo isso você precisa ter conhecimento. É o famoso autoconhecimento! Só conhecendo você poderá traçar estratégias para lidar melhor com as situações.

Então, uma das maneiras é tentando fazer esse processo sozinho. Porém, o mais indicado é com a ajuda de um profissional da área, ou seja, um psicólogo. Em terapia, além de outras questões, o indivíduo pode se conectar ainda mais consigo mesmo.
Além de psicoterapia, testes e análises comportamentais também poderão te ajudar a se autoconhecer! Como também livros sobre esta área.

Depois de ter noção sobre suas próprias emoções, você terá a capacidade de lidar com as das pessoas ao seu redor e não se abalar por isso.

O que sabemos é que para ter inteligência emocional é preciso estar disposto e atento. É algo que todos podemos desenvolver! Só depende de você.

Se gostou deste texto, comenta lá no post!
Até o próximo, equipe Futuro RH.