"Carregando..."

Hoje em dia tempo é dinheiro e desperdiçar energia e recursos que não agregam profissionalmente pode ser um problema. Hoje muitas organizações já apresentam planos estruturados de desenvolvimento profissional, enfatizando em perspectivas e competências necessárias para a carreira e para o crescimento na empresa. Programas de desenvolvimento não servem apenas para quando você se encontra com problemas profissionais. O ideal é que o planejamento e desenvolvimento de carreira deve ser sempre construído, mesmo ainda antes do primeiro emprego. Porém existem alguns indícios de que você precisa muito de ajuda nesse sentido:

1- Pensar que não tem capacidade para ir além: É muito comum crenças pessoais, problemas de autoconfiança e autoestima minarem os pensamentos e resultados de bons profissionais. É nesse momento que o processo de desenvolvimento pode ser útil, principalmente se conduzido por um psicólogo. 

2- Sou muito bom em fazer algo, mas não me sinto realizado com isso: esse problema precisa ser analisado mais a fundo, pois podem haver questões pessoais envolvidas ou até uma questão de desmotivação pessoal ou ausência de planejamento profissional. 

3- Não sei delegar: é muito comum ser um bom executor, mas nem tão bom em liderar. Essa mudança de comportamento pode ser um problema para alguns profissionais com tendências centralizadoras, mas fique tranquilo, pois é possível desenvolver habilidades nesse sentido. 

4- Não sei dizer não: aceitar tudo e ser disponível para tudo pode gerar novos aprendizados e ser extremamente eficaz em algumas situações, porém não em todas. Saber se posicionar é uma habilidade de liderança que precisa ser desenvolvida. 

5- Tenho dificuldade para me comunicar: ter empatia e ser assertivo são habilidades essenciais na gestão de pessoas. Aprender a utilizar recursos de comunicação a seu favor pode trazer bons resultados.   

6- Síndrome do mal de domingo: sabe quando você ouve a música do Fantástico e percebe que o final de semana está acabando? Você não se sente motivado para trabalhar no dia seguinte e se sente deprimido. Se essa desmotivação for permanente talvez seja importante refletir sobre o que está lhe incomodando na vida profissional. 

7- Você não tem mais tempo para nada a não ser trabalho? Claro, que em alguns períodos da vida profissional trabalhar um pouco a mais pode ser necessário para atingir alguns objetivos, porém quando esses períodos começam a ficar muito extensos e impactar outros aspectos da saúde ou vida familiar, por exemplo, talvez seja importante parar para fazer uma análise. 

8- Há quanto tempo você não é promovido ou envolvido em novos projetos: Ausência de desafios e sensação que falta algo, ou de que as coisas vão bem mas é necessário dar um “up” é comum. Fazer a mesma atividade de maneira rotineira e perceber que não há metas e projetos que lhe instiguem pode ser um problema e leve a estagnação e desmotivação. 

9- Deixa a vida me levar: Não há nada de errado em aproveitar oportunidades, contudo elas precisam estar alinhadas com os seus objetivos e não ao contrário. 

10- Você não está alcançando os resultados: as vezes o conhecimento e expertise acaba se tornando limitado ou você está tão inserido em uma realidade que não consegue mais ver alternativas. Nesse ponto é importante contar com o apoio de um profissional que possa lhe fornecer uma visão de outro ponto de vista.