"Carregando..."

É natural que em momentos de desemprego propostas de trabalho sejam tentadoras, contudo é importante avaliar algumas questões antes de aceitar a oportunidade.


Analise a proposta salarial e veja se está adequada ao seu orçamento. Em momentos de desemprego não ter nenhuma renda pode ser um problema, mas aceitar uma proposta abaixo de suas necessidades poderá gerar problemas a longo prazo. Aceitar um salário menor pode ser uma boa estratégia caso haja oportunidade de crescimento ou aprendizado, mas é importante ter uma reserva financeira, afinal, trabalhar alguns meses e já pedir aumento pode não ser muito bom para sua reputação profissional. Por isso é importante analisar com calma e fazer um planejamento de longo prazo. 


Ao aceitar uma nova proposta não é só o salário que deve ser levado em conta. O pacote de benefícios oferecidos pela empresa pode ser atrativo quanto o salário, então procure saber quais são os benefícios e quais serão os respectivos descontos que incidirão no seu salário por utiliza-los.


Salário e benefícios podem ser importantes, mas o conhecimento e o clima de trabalho são aspectos que também devem ser analisados, pois trabalhar em um local onde você não irá se desenvolver poderá prejudicar a sua carreira e sua saúde. Ao pensar em carreira, é importante avaliar quais são as perspectivas de longo prazo e não apenas as de curto prazo. Faça para si mesmo a pergunta: “Onde quero chegar profissionalmente?”. Este é o primeiro ponto para saber se a proposta que você recebeu irá agregar. 


Peça para conhecer seu posto de trabalho e para que descrevam as atividades que deverão ser realizadas. Isso evitará surpresas e frustrações que podem ser ruins tanto para o profissional quanto para a empresa.


Não fique com vergonha de recusar uma proposta de trabalho, se necessário. Não é do interesse da empresa contratar um funcionário infeliz ou que não irá ficar muito tempo. É melhor ser honesto e explicar os motivos de não aceitar a proposta, agradecendo a oportunidade. Lembrando que trabalhar pouco tempo em várias empresas pode ser um indicativo ruim para o seu currículo profissional, afinal algumas empresas prezam pela estabilidade, visto que os custos de ter que demitir um funcionário que está há pouco tempo na empresa são altos.