"Carregando..."

É importante que o profissional que visa construir uma carreira de sucesso, consiga identificar as causas de sua desmotivação, antes que isto lhe gere problemas em seu ambiente de trabalho. Ao identifica-las, deve procurar meios para resolvê-las e superá-las a fim de recuperar sua motivação e obter melhores resultados, tanto para si quanto para a organização.

Dentre os motivos podemos ressaltar: salário incompatível com o mercado, metas inatingíveis, falta de reconhecimento e conflitos de equipe.

A falta de reconhecimento é um dos principais fatores que contribuem ou não para a motivação dos profissionais. Colaboradores que recebem reconhecimento, tanto profissional quanto financeiro, trabalham mais satisfeitos e, consequentemente, produzem mais resultados.                      
            Por este motivo, é necessário criar uma cultura de feedback como forma de reconhecer e valorizar a importância de cada um dentro da organização. A prática deve ter como objetivo a construção de melhorias contínuas através de uma comunicação direta e transparente.

            A troca de informações permite alinhar objetivos, valores e ações a serem tomadas estrategicamente por uma empresa. A comunicação transparente possibilita mostrar ao colaborador o real significado do seu papel e o impacto que os seus esforços trazem para a empresa.

Para impedir que a desmotivação faça parte do cotidiano no trabalho, é importante rever conceitos que podem ser aplicados, como a automotivação, a busca de incentivos e o desenvolvimento profissional, assim superando os obstáculos que interferem em sua produtividade.