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O ano de 2021 apresentou aos líderes empresariais muitas expressões que todos desejamos que fossem apagados da memória, incluindo demissão em massa, desafios globais da cadeia de suprimentos, pandemia, aceleração da transformação digital, entre outros.

À medida que avançamos no ano, os aprendizados dos últimos dois anos devem nos proporcionar oportunidades de crescimento, sinergias e até mesmo revigorar a cultura da empresa. Muitas vezes, as organizações recorrem a tecnologias como inteligência artificial (IA) para capacitar essas futuras jornadas.

A capitalização das oportunidades de crescimento não deve ser feita em um funil com o único objetivo de acelerar o tempo de lançamento no mercado ou a eficiência dos funcionários. Em vez disso, devemos olhar através de uma lente mais ampla ao avaliar o impacto que a tecnologia pode trazer a uma organização. Além dos ganhos nos negócios, há evidências crescentes de que certas tecnologias podem trazer mudanças positivas e tangíveis para a cultura e a moral da equipe.

A inteligência artificial pode impactar a cultura da empresa

Um relatório recente do MIT Sloan Management Review e do Boston Consulting Group descobriu que 79% dos entrevistados que viram melhorias na eficiência e na qualidade das decisões por causa da IA ​​também viram melhorias em áreas culturais das organizações.

Analisando mais profundamente o impacto cultural da IA, o estudo descobriu que as empresas que usam IA relataram melhorias em quatro elementos culturais principais: colaboração, aprendizado coletivo, clareza de funções e moral da equipe. Isso demonstra que as decisões de tecnologia são mais eficazes a longo prazo e amplamente benéficas quando o “fator pessoas” é levado em consideração durante o processo de tomada de decisão.

A questão então passa a ser por quê? Por que a tecnologia como a IA afeta a cultura da equipe? Há algumas razões.

Uma abordagem baseada nas necessidades para construir a cultura da empresa

A cultura é cada vez mais importante para o sucesso dos negócios. Construir e manter uma cultura de empresa que ressoe com os membros da equipe e os incentive a aspirar um objetivo coletivo é uma missão em constante evolução e única para cada organização. É por isso que não existe um modelo único para a cultura. Baseia-se nas necessidades da empresa, da sua equipe e dos seus clientes.

A mesma abordagem baseada em necessidades se aplica a implementações de tecnologia como IA. No passado, as decisões de TI eram frequentemente tomadas por aqueles que talvez nunca usassem a tecnologia. Em outros casos, as tecnologias foram implantadas em unidades de negócios, sem considerar como elas poderiam beneficiar outras pessoas na organização. Se os tomadores de decisão de TI considerassem quais tecnologias sua equipe precisa, a implementação, a adoção e a taxa de sucesso poderiam aumentar, o que, em última análise, ajuda a aumentar a eficiência da equipe.

Por exemplo, 70% das iniciativas de transformação digital falham. Um estudo mostra que isso se deve, em parte, à falta de consideração da “dimensão das pessoas” ao embarcar na jornada transformacional. Com uma compreensão mais clara das maiores necessidades organizacionais, benefícios interdepartamentais e ritmo de adoção, os tomadores de decisão podem avaliar com mais precisão não apenas quais tecnologias selecionar, mas também como implementá-las para suas equipes de forma mais eficaz.

A comunicação frequente da liderança sobre os benefícios das tecnologias e suas próprias experiências pessoais com elas podem ajudar bastante a promover a fé no valor da tecnologia para a vida cotidiana dos membros da equipe. Se eles virem seus líderes aprendendo novos processos ao lado deles, uma sensação de estar “na luta para vencer juntos” é despertada. Essa abordagem de liderança servidora requer comprometimento dos líderes para incentivar, engajar e participar.

Tornando-se ciente de potenciais barreiras

O relatório do MIT Sloan Management Review e do Boston Consulting Group cita: “Em uma cultura organizacional, os grupos aprendem suposições compartilhadas que informam os padrões de comportamento que são transmitidos aos novos membros do grupo. Em um nível, a cultura inclui o que é aprendido e suposições sobre o que é (e deve ser) valorizado”.

Se uma etapa desse processo for perdida, a cultura da empresa e a crença nessa cultura podem ser impactadas negativamente. Ao avaliar a integração de novas tecnologias, é importante adotar uma abordagem completa para evitar barreiras à mudança.

Uma barreira pode ser a ansiedade, por exemplo. Ao manter o fator humano em mente desde o início, as preocupações com a ansiedade podem ser abordadas e as formas de superá-la podem ser incorporadas ao plano geral. É importante garantir que um processo de gerenciamento de mudanças forte e mensurável, juntamente com uma cadência de comunicação clara e consistente, faça parte do plano de implantação.

Como entregar o sucesso

Assim como não existe uma abordagem única para a cultura da empresa, não deve haver apenas um motivo para implantar tecnologias como a IA. Para obter o valor máximo da tecnologia, é importante considerar como ela pode beneficiar várias partes do negócio: eficiência organizacional, colaboração em equipe, produtividade, oportunidades de T&D e capacitação da equipe.

O Edelman Trust Barometer 2022 descobriu que 60% dos entrevistados escolhem um local para trabalhar com base em seus valores e crenças. Fazer uma forte conexão entre a cultura da empresa e as tecnologias e demonstrar a importância de uma para a outra pode inspirar não apenas a participação, mas também a crença.

Como líderes, que medidas você deve tomar para ajudar a fortalecer a cultura da equipe com a tecnologia? Considere as seguintes:

• Lidere com propósito. Além disso, demonstre esse propósito nas comunicações de sua equipe, envolvimentos com clientes, etc.

• Participe e seja vulnerável. Se sua equipe perceber que sua integração não foi perfeita, eles ficarão menos preocupados com quaisquer contratempos em sua jornada.

• Peça feedback e aja de acordo com ele. Tecnologias de integração, como a IA, são um processo em evolução. Os aprendizados devem acontecer ao longo do caminho. Abrace-os e acolha-os.

Ao seguir essas etapas e incorporar as lições aprendidas ao longo de sua jornada, você sem dúvida colherá os benefícios de uma cultura de equipe poderosa.