"Carregando..."



   Além de que gastar menos do que você ganha, organização e planejamento são fundamentais para aumentar o seu salário. Negociar um aumento de salário não é uma tarefa rotineira e geralmente, não estamos treinados para isso. Contudo, fazer alguns levantamentos e análises, é possível ter uma conversa franca sobre sua remuneração.  Veja algumas dicas sobre como aumentar seu salário e ainda, desenvolver profissionalmente: 

1) Analise a política e planos da empresa onde você trabalha: 

Antes de conversar com o superior responsável, é importante você ter conhecimento da política de cargos e salários da sua empresa, sendo assim, além de dominar a política salarial, estude e avalie o salário que mercado de trabalho da sua região paga para a função que você exerce. Além disso, é importante identificar o cenário econômico na qual a empresa se encontra – se está crescendo ou se está cortando custos para se manter. Esse tipo de informação vai auxilia-lo na assertividade do momento. 

2) Faça um levantamento de argumentos:

 Ao conceder o aumento salarial, é muito importante que o funcionário apresente uma base de argumentos com resultados concretos. Por isso, faça um levantamento de atividades e pontos nos quais você agregou para melhorar o resultado da empresa. Por exemplo: aumento de faturamento, prospecção acima da média, melhoria de processos, entre outros. É bem importante que você enfatize o “plus“ e não as funções que já estão previstas para serem atingidas.

3) Tenha uma proposta embasada em dados de mercado: 

Ao conversar com seu chefe, é importante você ser direto e objetivo quanto ao valor que você espera de aumento, e para isso, é necessário se basear em um salário praticado pelo mercado. Inclusive, você pode argumentar (sutilmente) que um profissional com a mesma qualificação e que trabalha em empresa de porte e segmento semelhante recebe determinada faixa salarial. Não faz sentido você exigir aumento salarial comparando empresas, cargos e setores diferentes.

4) Invista em qualificação e desenvolvimento: 

Usar seu dinheiro em qualificação e desenvolvimento nunca é custo! Apesar das chances aumentarem com o curso superior, é muito importante que você continue se desenvolvendo, tendo em vista que o ensino superior está cada vez mais acessível, não sendo mais um diferencial, e sim um requisito para ser mais competitivo nas vagas ofertadas. Portanto, para ser um profissional diferenciado não basta só ter o canudo, é necessário colocar a teoria em prática, saber suas habilidades e aspectos que você ainda precisa desenvolver.


5) Coloque o crescimento profissional como meta: 

Viabilize seu crescimento a longo prazo e converse com seu supervisor sobre as expectativas de crescimento dentro da companhia. Você pode, inclusive, sugestionar que pode assumir mais responsabilidade e o que deve fazer para isso acontecer. Essa conversa vai muito além de aumento salarial, trata-se do planejamento da sua carreira e por isso é importante que você consiga trilhar esse caminho dentro da empresa e se não tiver essa possibilidade, é hora de planejar a saída da empresa e galgar novos desafios.


    Além disso, existem outras maneiras de complementar a sua renda, se a empresa não puder disponibilizar aumento salarial nesse momento, como: ministrar palestras, aulas, treinamentos, entre outras alternativas. Não esqueça de manter essa negociação privada, seus colegas não precisam saber das suas intenções. Não mencione salário de seus colegas solicitando equiparação: mantenha o foco na sua performance e seus resultados. Não utilize problemas financeiros como argumento para pedir aumento, as empresas encaram isso como um problema pessoal e isso não é responsabilidade da empresa. E por fim, procure criar um clima amistoso na negociação e ainda, se a empresa não conceder o aumento, lide com a situação de maneira construtiva. Peça ao seu supervisor sugestões para que você consiga desenvolver profissionalmente.