"Carregando..."

Se você abriu esse texto, deve estar atento às reportagens e preocupado com o que vai acontecer com o seu emprego. Acertei?

Pois bem, o país nunca passou por algo parecido (nos últimos anos). Passamos por crises econômicas e políticas, mas nunca por uma pandemia, tampouco, sabemos como isso vai se suceder. Mas não é de se espantar se acontecerem algumas demissões ou redução de custos em algumas empresas. Mas calma, não estou aqui para te fazer entrar em desespero, quero que você “saia daqui”, mais tranquilo do que “entrou”.

Começando que não há motivo para desespero quando estamos planejados e organizados. Se isso te conforta, todas as empresas e pessoas estão passando pela recessão, pela falta de dinheiro e pelo “aperto” que a pandemia nos presentou...

E meu emprego como fica? Como me manter? Infelizmente um dos efeitos negativos desta pandemia é a economia. E dependendo da duração da quarentena, alguns estabelecimentos terão que cortar custos para evitar até mesmo de fechar as portas. Algumas empresas já têm apoio de ferramentas do governo para que não ocorram demissões desnecessárias. Mas, é melhor se precaver desde já, concorda? Então, aí vai umas dicas para passar por essa fase mais tranquilo.

Se você mora de aluguel, fale com o proprietário ou imobiliária responsável e peça prorrogação do pagamento, ou até mesmo parcelamento se for possível. Este tipo de negociação serve para vários outros casos, como por exemplo, bancos. Se você tem parcelas mensais de empréstimos bancários, ligue para seu gerente e solicite a prorrogação, vários bancos estão aumentando os prazos! Não esqueça de mensalidades e crediários, quanto mais custos você conseguir adiar, melhor! Faça tudo por telefone, sem desculpas...

Lembre-se de fazer essas negociações alguns dias antes das contas vencerem, para facilitar que aceitem seu pedido, e também para o seu nome não ficar comprometido por causa de contas vencidas. A verdade é, todos estamos passando pela mesma coisa, então com certeza irão entender o seu lado, e ainda achar positivo que você lembrou de resolver!

Caso seja possível, evite sair de carro e não ter o consumo de combustível, cortando mais este gasto da sua lista (vá de ônibus, e não esqueça da máscara!). Falando em lista, faça uma antes de ir ao mercado ou farmácia, com o que realmente você precisa, para não chegar na hora e acabar comprando mais do que devia, desta forma comprando só o essencial. Outra dica é a elaboração de uma planilha de gastos, pode te ajudar a ter o controle de onde está indo seu dinheiro todo mês e onde você pode começar a economizar mais.

Todos estarão dando o seu melhor, então ter empatia e tolerância ajudará neste período. Tenha planejamento, corte gastos e assim esteja preparado para qualquer situação inesperada. Se você continuar empregado, agradeça e reconheça, você não tem a dimensão do que a empresa fez para te manter ali, empregado. Essa é a hora de não pedir aumento e nem esperar validações, é o momento de nos unirmos e passarmos juntos, por mais um período difícil!