"Carregando..."

    O período de experiência compreende os primeiros noventa dias do funcionário em que está sob avaliação para ser efetivamente contratado. Portanto é o tempo que o candidato tem para se adaptar a empresa e mostrar sua capacidade profissional. Para ter sucesso neste período, medidas simples devem ser tomadas, considerando que a maioria das demissões ocorrem devido à problemas comportamentais, é neste aspecto que a atenção deve ser redobrada. 

    Nos primeiros trinta dias o funcionário deve conhecer os processos, estrutura e cultura da empresa, adaptando-se a sistemas, regras e funcionamento geral da empresa. Se integrar a equipe, conhecer os objetivos e metas da empresa. Observe o comportamento de demais colegas, tire dúvidas e esteja sempre à disposição. Nos próximos dois meses, já melhor habituado a empresa, é o momento de mostrar suas habilidades profissionais e ser proativo, se possível faça projetos à curto prazo, mostre interesse e ofereça novas ideias construtivas. 

    O mais importante, portanto, é a postura do funcionário, seja pontual, evite atrasos e saídas antes do horário, mostre sua capacidade e seja humilde, sem medo de perguntar. Como refere a especialista Angela Souza “A postura de quem acaba de entrar numa empresa deve ser a de aprendiz, mesmo que seja um gerente. Ele deve fazer o trabalho da melhor maneira que puder, buscar e oferecer ajuda aos colegas e não tentar ser o ‘sabe-tudo’”. Lembre-se de manter a boa postura também após a efetivação e garanta seu sucesso na carreira profissional.