"Carregando..."

Preparar-se para uma entrevista significa principalmente dedicar um tempo para considerar cuidadosamente seus objetivos e qualificações em relação ao cargo e ao empregador. Para conseguir isso, você deve realizar uma pesquisa sobre a empresa e revisar cuidadosamente a descrição do trabalho para entender por que você seria uma boa opção.

Está ficando claro que o processo de seleção está se tornando cada vez mais rigoroso à medida que as empresas estão mais cautelosas em fazer a escolha certa, por isso, vejamos os passos para se preparar para uma entrevista:

Revise sua candidatura

Pode ser difícil acompanhar quando você está se candidatando a vários empregos, portanto, revise os critérios de seleção e sua inscrição. É um erro de principiante entrar em uma entrevista sem saber qual é o trabalho real ou o que você apresentou ao empregador que agendou a entrevista.

Releia tudo para ter certeza de que está confiante no que se espera de você. Este também é um ótimo lugar para começar a formular quaisquer perguntas que você possa ter sobre a função. Mantenha uma cópia do seu currículo em uma pasta e leve-a no dia, isso fará com que você demonstre ser organizado e preparado.

Saiba como fazer um plano de ação

Pesquise a empresa

No mínimo, dê uma olhada no site da empresa para se familiarizar com sua história e o que eles fazem. Muitas vezes, haverá uma declaração de missão que pode ajudá-lo a ter uma noção da cultura da empresa e dos valores centrais que eles também podem esperar. Uma pesquisa rápida do nome da empresa também é útil, pois você pode descobrir sobre a cobertura recente da imprensa ou conquistas notáveis.

Mostrar que você dedicou um tempo para aprender sobre o negócio é sempre uma boa maneira de impressionar seus entrevistadores. Observe também os desenvolvimentos no setor, pois isso mostrará que você está engajado e informado.

Dê a si mesmo tempo suficiente para fazer isso corretamente, pois você pode descobrir que há mais em uma empresa do que o esperado, e isso o ajudará a realmente permitir que todas as informações sejam absorvidas.

Planeje seu deslocamento

Parece simples, mas chegar atrasado é um dos piores "pecados" da entrevista. Certifique-se de saber para onde está indo, como chegar lá e, em seguida, deixe bastante tempo para fazer o deslocamento. Procure chegar com pelo menos cinco minutos de antecedência para ter tempo de organizar seus pensamentos.

Esteja preparado caso algo dê errado, como avarias inesperadas ou atraso de ônibus. Mantenha seu telefone totalmente carregado para que você possa procurar direções secundárias e avise o entrevistador, caso ocorra o atraso ou por algum motivo precise realizar o cancelamento da entrevista. Investir no autoconhecimento é fundamental para estar ainda mais preparado para esta etapa do processo.

A importância do autoconhecimento na vida profissional

Pratique as perguntas de entrevista

Preparar-se para todos os tipos de perguntas é a melhor maneira de evitar ser pego de surpresa no dia. A última coisa que você quer é entrar em pânico enquanto tenta encontrar respostas que apresentem suas habilidades da melhor maneira possível.

Confiança é a chave, então tente praticar sozinho (no espelho é uma boa ideia, pois você terá uma noção de sua linguagem corporal) ou peça a um amigo para fazer perguntas.

Venda-se

Um dos maiores desafios em uma entrevista é vender a si mesmo. A maioria das pessoas se sente desconfortável com essa ideia, mas apresentar-se de forma precisa e positiva não precisa parecer uma venda. A verdade é que você tem habilidades e experiências profissionais que podem diferenciá-lo de outros candidatos, por isso é aceitável e esperado que você os reconheça ao seu potencial empregador.

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, anote suas habilidades relacionadas à função e pense em como suas experiências e habilidades podem contribuir para os objetivos gerais do departamento e da empresa. Suas respostas serão um pouco curtas, então você deve escolher as informações mais positivas e relevantes para compartilhar durante a entrevista.

Se você tiver métricas ou estatísticas para mostrar suas realizações ou crescimento durante suas funções anteriores, elas são uma grande ajuda para se vender durante a entrevista. Por exemplo, você pode ter aumentado as vendas em uma certa porcentagem ou aumentado o engajamento de mídia social em sua última posição.

Quaisquer que sejam suas realizações, não seja modesto ao compartilhá-las durante sua entrevista. Seu potencial empregador quer saber se você é a pessoa certa e que pode entregar algo para a empresa, então eles precisam saber todas as razões pelas quais você pode fornecer isso para eles.

Saiba gerir melhor o seu tempo

Mais importante ainda, não deixe sua preparação para a última hora. Siga todas as nossas dicas e o sucesso da sua entrevista de emprego está garantido. Sabemos que esse é um momento importante, por isso, se precisar, você pode contar com a equipe da Futuro Recursos Humanos, pois temos uma equipe especializada para te ajudar na sua recolocação profissional.