"Carregando..."

Um modelo de remuneração estratégica é um método cada vez mais utilizado pelas empresas, no qual os colaboradores são incentivados a atingir metas de desempenho, oferecendo-lhes para isso, além do salário convencional, outras bonificações adicionais e remuneração variável.

Esta, pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade, no entanto, nem sempre levará a uma cultura positiva no ambiente de trabalho, se não observados alguns aspectos importantes. Uma pesquisa recente sugere que 77% das empresas nos EUA usam este modelo de reconhecimento para os trabalhadores, mas esses planos realmente funcionam para todos?

No texto de hoje, vamos entender como esse modelo de remuneração funciona e como ela se enquadra para o seu negócio. Compararemos os prós e contras e discutiremos se esse método pode realmente ajudar no engajamento e produtividade dos seus colaboradores.

Definição de remuneração estratégica: o que é?

A remuneração estratégica é um modelo que combina forma de pagamento fixo (salário base) e variável (comissões, bônus, gratificações, PPR, etc.) baseado normalmente no mérito, desempenho e performance individual e das equipes

Este modelo de reconhecimento normalmente confere uma abordagem mais justa em relação ao sistema de remuneração, pois motiva as pessoas a expressarem o melhor de suas habilidades e implicarem-se para melhorar continuamente. Desta forma, oferecendo-lhes recompensas tangíveis. No método de remuneração tradicional, todos os colaboradores do mesmo nível recebem o mesmo valor, independentemente do desempenho apresentado. Não há incentivo real para se esforçar mais. 

Como funciona a remuneração por desempenho?

O modelo de remuneração por desempenho e os processos a serem implementados na sua empresa, dependerão de uma série de fatores. Para descobrir qual modelo funciona, é preciso considerar o orçamento, a filosofia de remuneração e as metas da sua organização.

O que se espera alcançar? Com que frequência os colaboradores serão recompensados? Existe um orçamento estabelecido? Quais planos de pagamento baseados em desempenho funcionam para a empresa?

Em última análise, a maneira de como será a remuneração estratégica dependerá do sistema de gerenciamento do desempenho do colaborador, de como são conduzidas as avaliações e do acompanhamento dos indicadores que são utilizados para controle de metas.

A melhor maneira de garantir que sejam coletadas todas as informações importantes durante as análises de desempenho, é criar um modelo. Isso pode levar um certo tempo, mas a dica é iniciar com os aspectos mais básicos e complexificar no decorrer do processo. As perguntas precisam ser bem pensadas, bem executadas e adaptadas à sua organização. 

Prós e contras da remuneração por desempenho

Os programas baseados em desempenho podem ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo a atingir as metas do negócio, no entanto, podem apresentar algumas desvantagens, especialmente se não forem projetadas com base em uma estratégia fundamentada em diretrizes e processos claros.

Vamos verificar alguns dos prós e contras específicos para ajudá-lo a decidir se o programa é adequado para sua empresa.

Vantagens

  • Aumenta a motivação e engajamento;
  • Aumenta a produtividade;
  • Ajuda a cultivar uma cultura de alto desempenho;
  • Esclarece o processo de definição de metas alcançáveis;
  • Exerce um papel na criação da cultura baseada no desempenho;
  • Estabelece os valores da empresa;
  • Oferece aos colaboradores mais controle;
  • Permite atrair e reter os melhores talentos;
  • Cria políticas claras, baseadas em mérito;
  • Por fim, pode reduzir custos e ajudar as empresas a permanecerem lucrativas.

Desvantagens

  • Pode ter um efeito negativo no trabalho em equipe se os colaboradores sentem que devem competir a qualquer custo;
  • Fomenta o espírito de individualidade, correndo-se o risco de comprometer o senso de equipe e os resultados da mesma.
  • Há o risco de se dar maior ênfase à quantidade do que se produz, em detrimento da qualidade, potencializando assim, as fontes estressoras. 
  • Se os gestores não aplicarem a estratégia de pagamento por desempenho de forma consistente e assertiva, pode comprometer a metodologia e gerar descrédito quanto ao programa.

A remuneração por desempenho realmente motiva os colaboradores?

Estudos sugerem que alinhar a remuneração com o desempenho tende a ser uma estratégia altamente eficaz, se feita adequadamente. Na verdade, as organizações que adotam a filosofia de pagamento por resultados têm 50% mais chances de ter um excelente envolvimento dos colaboradores. Não apenas pela recompensa financeira, mas também porque seus colaboradores sentem que são valorizados e apoiados em seu desenvolvimento pessoal e profissional. E isso, por sua vez, melhora as taxas de retenção e ajuda a atrair os melhores talentos para sua empresa.

A estratégia utilizada deve permitir que os trabalhadores vejam uma conexão clara entre o trabalho que realizam todos os dias e o sucesso da corporação como um todo. É preciso estabelecer diretrizes claras para o programa e oferecer recompensas que representem um verdadeiro incentivo.

É preciso ainda, certificar-se de que o modelo de remuneração por resultados esteja alinhado com suas avaliações de desempenho. Seus colaboradores precisam sentir que o aprendizado e o desenvolvimento contínuos, são fundamentais para seu negócio. 

Assim sendo, se a metodologia de remuneração por desempenho e resultados for combinada a uma mentalidade de crescimento, promoverá maior envolvimento e motivação coletiva.


Se você precisa de um suporte para implementar este e outros processos de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas em sua empresa, nós possuímos serviços de consultoria e assessoria que podem lhe ajudar, com uma equipe altamente qualificada para atender a sua demanda. Entre em contato