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O mercado de trabalho tem sofrido diversas transformações na última década, principalmente, dentro da área de Recursos Humanos. Com os avanços e a inovação da tecnologia, os recursos cada vez mais facilitam os processos para que sejam acessíveis e assertivos. Pensando nisso, preparamos 6 tendências para 2020, que impactarão diretamente dentro RH das organizações. 

Automação de processos: o RH das empresas ao assumir um papel mais estratégico, acaba deixando de ser um setor somente burocrático. Desta forma, automatizar os processos pode ser essencial, proporcionando a agilidade das tarefas, minimizando os erros, e principalmente, auxiliando na unificação das informações. 

E-learning:  levando em consideração a onda de tecnologia que vem chegando dentro das organizações, uma ferramenta importante alinhada a tecnologia é o e-learning, que possibilita a modalidade de ensino online. O e-learning traz diversos benefícios tanto para o colaborador, quanto a empresa. Entre eles podemos citar a flexibilidade de horário para a realização dos treinamentos, o baixo custo para a empresa e o incentivo a construção da autoaprendizagem do colaborador. 

Benefícios assertivos: outra tendência para 2020 é mapear os benefícios que façam mais sentindo para o colaborador de sua empresa.  Vale buscar a opinião dos funcionários, para assim, manter os benefícios que realmente façam parte da rotina e de fato, atendam às necessidades dos colaboradores. 

Flexibilidade de horários: segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 73% dos brasileiros optariam por um horário mais flexível. É valido destacar a importância de se pensar em quais equipes poderiam se beneficiar do horário e o quanto isso impacta na produtividade de forma positiva ou negativa. Contudo, é uma tendência que quando bem planejada pode agregar positivamente em diversos setores de uma empresa.

Alinhamento entre o RH e Marketing: a área de marketing pode ser essencial para atrair talentos que contribuam para o crescimento da empresa. Desta forma, é fundamental que o RH e o Marketing de uma empresa andem juntos, mostrando os valores da empresa e o quanto ela pode somar na carreira profissional dos funcionários. 

People Analytics: o People Analytics é um processo que gera dados a partir de estatísticas e parâmetros e tem como objetivo ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro de uma empresa. Através da metodologia do People Analytics é possível mensurar o que torna os colaboradores engajados e felizes no ambiente de trabalho, reduzindo o índice de rotatividade e baixa produtividade. Além disso, pode ser utilizada para identificar quais profissionais possuem o perfil da empresa, auxiliando nas contratações.